Se você já se perguntou “por que ter um site é importante hoje em dia?”, 8 motivos para ter um site em 2022 e saiba que não é a única pessoa do mundo com essa dúvida.
Com tantos marketplaces, redes sociais e apps de mensagens instantâneas na palma de nossas mãos, faz sentido tentar criar uma empresa sem ter um site.
Mas, sem um site, você vai estar perdendo muitas oportunidades de crescimento.
Vamos ajudar você a descobrir quais são as vantagens de ter um site e como sua empresa pode crescer ainda mais com um.
Estas são as vantagens de ter um site
Talvez você tenha dúvidas de por que ter um site é tão importante assim. Ou talvez você já saiba que seu negócio precisa de um, e está lendo este texto só para confirmar que essa é a escolha certa para sua empresa.
Independente do motivo, esperamos que as 8 razões abaixo mostre porque ter um site é crucial para seu crescimento na internet.
1. Você pode alcançar novos públicos
Já se foi a época em que seu negócio só era conhecido por seus vizinhos e pelas pessoas que liam seu anúncio na lista telefônica.
Não sabe o que é uma lista telefônica? Não se preocupe – com um site seu negócio pode ser encontrado por muito mais pessoas, a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo.
Graças aos mecanismos de busca, até donos de microempresas podem conquistar visibilidade global. Veja porque ter um site ajuda você a alcançar mais pessoas:
Seu site pode ser encontrado através de pesquisas orgânicas
Trabalhando com consistência e usando as palavras-chave certas, sua estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca) pode trazer muitos resultados.
O SEO ajuda seu site a aparecer nos resultados quando os usuários fazem pesquisas no Google ou em outros buscadores. Quando mais aprimorado for seu SEO, mais visível seu site será.
Essa é uma forma de ser alcançar novos clientes que tem ótimo custo-benefício. Para saber mais, leia nosso guia sobre como atrair visitantes gratuitamente para seu site.
Sites ajudam a divulgar sua localização
Se sua empresa tiver uma sede presencial, como uma loja ou um escritório, então você com certeza precisa aparecer nos resultados quando as pessoas fizerem pesquisas na internet. Dessa forma, clientes em potencial vão poder fazer uma visita e fechar negócio com você.
Além de literalmente colocar seu negócio no mapa, seu site é um dos melhores lugares para mostrar o que sua loja ou seu escritório têm a oferecer ao público.
O site é parte do seu funil de marketing
Se você está divulgando sua marca nas redes sociais ou pagando para exibir anúncios nessas plataformas, você vai precisar de um site para saber se os leads estão realmente interessados na sua empresa.
Repare na forma que você mesmo interage com as empresas antes de fazer uma compra – é importante para você saber mais sobre o negócio antes de finalizar o processo?
2. Você vai ganhar credibilidade
Uma das maiores vantagens de ter um site é que ele contribui muito para construir a credibilidade da sua pequena empresa.
Como empreendedor, você sabe muito bem do ótimo produto ou serviço que sua empresa oferece – e agora precisa mostrar essa qualidade para as pessoas fora da sua organização também. Um site vai ajudar você a demonstrar tudo que seu negócio tem a oferecer.
Você estará 100% no controle do visual do seu site e essa presença online vai ajudar sua empresa a construir credibilidade. Veja como:
Seus concorrentes já têm sites
As pequenas empresas geralmente têm que trabalhar pesado para ganhar visibilidade. Em qualquer nicho de mercado, é muito provável que você tenha concorrentes disputando pelos mesmos clientes que você.
Para garantir que seus produtos e serviços ganhem visibilidade, você pode criar um site que se destaque da concorrência e apareça entre os primeiros resultados em pesquisas no Google.
Mesmo que sua empresa tenha uma loja física e uma legião de clientes fieis, se você não tiver um site, seus competidores vão abocanhar as novas oportunidades de negócio no seu lugar.
Um site é o lugar perfeito para mostrar avaliações dos seus produtos e serviços
A verdade é que as pessoas vão opinar sobre sua empresa, tendo você um site ou não. Mas, se você tiver uma página própria, ela vai ser o local perfeito para usar as avaliações positivas a favor do seu negócio.
Se seu site for o lugar perfeito para encontrar e ler opiniões sobre seus produtos, os clientes vão perceber que sua empresa é confiável.
Além disso, as avaliações vão ajudar você a melhorar o produto ou serviço oferecido. Se os reviews que os clientes escrevem são postados na sua página, você terá ainda mais motivação para oferecer uma experiência impecável aos fregueses.
3. Você pode construir a sua marca
Se sua marca já faz sucesso nas redes sociais, você deve estar se perguntando “por que ter um site para construir minha marca? Será que posso fazer tudo pelas redes sociais?”
A resposta para essa pergunta vai depender dos seus objetivos. As redes sociais podem fazer com que os clientes consigam identificar sua marca, mas um site vai garantir a longevidade dela.
Criar um site para sua pequena ou microempresa permite que você esteja 100% no controle do visual, do tom de voz e dos valores que sua empresa que mostrar aos clientes.
Quer saber mais sobre porque ter um site é tão impostante para a construção de uma marca? Conheça estes três motivos:
O design fica a seu critério
Você pode criar o site sozinho ou contratar um web designer para isso. Em qualquer um dos casos, você pode escolher cada detalhe do site – da paleta de cores ao estilo da fonte – para que ele atenda perfeitamente às necessidades o seu negócio.
Quando estamos construindo uma marca, consistência é fundamental. Ter um site 100% personalizado vai ajudar sua marca a ser facilmente identificada pelos clientes.
Um lugar para todos os seus produtos
Graças aos marketplaces e plataformas de venda, muitos vendedores podem estar com a dúvida “por que ter um site se posso vender em páginas de terceiros?”
Bom, o site da sua empresa é o lugar onde você vai poder mostrar melhor seus produtos. Vendendo em outra plataforma, você terá que fazer muito esforço para se destacar entre outras empresas.
Com um site próprio e bem-projetado onde vender suas mercadorias, você poderá criar uma marca reconhecível dentro do seu e-commerce.
Ajuda sua marca a desenvolver uma voz própria
A identidade de marca é composta tanto de elementos visuais quanto da forma como sua empresa interage com os clientes. Como você dá as boas-vindas aos visitantes do site? Como você descreve seus produtos e serviços?
Estar em contato com as pessoas é muito importante para pequenas empresas, e a forma mais fácil de fazer isso, na internet, é tendo um site onde você mesmo crie todos os textos – descrições de produtos, instruções de pagamento, mensagens de boas-vindas e agradecimentos, entre muitas outras importantes formas de comunicação.
4. Ajuda você a fazer o atendimento aos clientes
É maravilhoso ver nosso próprio negócio crescer e alcançar mais pessoas, mas sejamos honestos: a vida de um empreendedor é muito atarefada – então é sempre bom poder compactar a lista de tarefas, não é?
Um site pode ajudar você nisso. Ao invés de ter que dedicar o dia inteiro a responder perguntas dos clientes, seu site pode ser um ótimo lugar para explicar passo-a-passo como seu negócio funciona e fornecer informações para que seus clientes sanem as dúvidas sem precisar entrar em contato com o suporte.
Para ter mais tempo para dedicar às outras necessidades do seu negócio, crie um site rico em informações que seja muito acessível e fácil de entender. Estas são algumas dicas para fazer isso:
Crie uma página com suas informações de contato
Pode ser uma página separada ou apenas uma seção (caso você prefira ter um site de uma página só): você precisa criar um espaço para incluir as suas informações de contato no layout.
Para permitir que os clientes perguntem qualquer coisa à sua empresa, você pode criar um formulário de contato ou simplesmente fornecer seu endereço de email. Isso vai ajudar os clientes a falarem com você com mais facilidade, sem precisar falar ao telefone.
Outra opção é criar um chatbot. A inteligência artificial é o futuro, e hoje em dia os chatbots já são bem eficientes – eles até conseguem resolver alguns problemas urgentes dos clientes.
Evite os problemas
Textos bem-pensados, chatbots inteligentes e avaliações detalhadas podem ajudar você a evitar problemas.
Quanto mais informações úteis seus clientes puderem ver antes de fazer a compra, melhor. Pense em formas eficientes de oferecer informação sobre produtos e serviços no seu site.
Como pequeno-empreendedor, com certeza você quer evitar os problemas que acabam custando muito dinheiro e tempo para serem consertados. Um site informativo pode impedir vários tipos de erros.
5. Permite que você faça experimentações
Para micro e pequenas empresas, há muitas vantagens práticas em ter um site. Mas, além disso, seu site também pode ser uma fonte de informações preciosas.
Se você se interessa em conhecer os hábitos de consumo dos usuários de internet, então com certeza precisa criar um site. Com ele, você vai pode coletar dados e aprender muito sobre as pessoas que fazem negócio com sua empresa.
Além das ferramentas de análise de dados que podem ser usadas quando temos um domínio próprio, existem outras formas de fazer experimentações com seu site. Estas são algumas delas:
Produtos exclusivos para a internet
Tem um produto inovador e não sabe se ele vai combinar com o restante das mercadorias da sua coleção? Você pode fazer um teste no seu site primeiro. Muitas lojas virtuais criam produtos desse tipo, exclusivos para a internet, que não são vendidos em nenhuma loja física.
A depender do seu modelo de negócio, você pode evitar prejuízos com estoque e armazenamento testando os produtos no site primeiro.
Estratégias de marketing
Marketing tem tudo a ver com experimentação. Você pode criar testes A/B para ver quais páginas têm melhor desempenho na prática, alternar botões de CTA nos emails e experimentar banners e pop-ups diferentes – são muitas possibilidades.
Sites são recursos maravilhosos para testar novas estratégias de marketing. Eles podem ser alterados com muita facilidade e são relativamente baratos.
Recursos do design
Com muita facilidade, você pode usar plataformas de construção de sites para mudar o layout das suas páginas. Você tem muitas opções de personalização de elementos.
Precisa adicionar outra galeria de fotos à sua landing page? É fácil. Acha que os visitantes gostariam de ver algumas animações? É só adicioná-las à página.
Não estamos sugerindo que você mude seu site toda semana, mas o web design é fluido. Se você quiser experimentar novas funcionalidades, vai poder fazer alterações de forma muito descomplicada.
6. Sites são uma ferramenta de marketing
Quando seu site se torna parte do seu plano de marketing, você começa a atrair mais visitantes para seu negócio.
Imagine que o seu cliente está em uma jornada. Para ajudá-lo do início ao fim, seu plano de marketing precisa conduzir o usuário, sem nenhuma complicação, de uma etapa a outra. Sem um site, essa jornada terá um obstáculo e não poderá continuar da forma ideal.
Seja um omnichannel
Você pode estar pensando, “bem, o cliente pode simplesmente pegar um atalho durante a jornada”, mas saiba que, assim, o usuário vai estar perdendo parte importante da experiência.
À primeira vista, a palavra “omnichannel” pode parecer complicada demais para ser aplicada a uma pequena empresa, mas o conceito é bem simples: de forma bem geral, quando uma empresa vende em diversos canais ao mesmo tempo, ela tem um omnichannel.
Eles oferecem aos clientes uma jornada descomplicada e fácil de seguir. Independente de estarem comprando pelo celular ou em uma loja física, o processo é simples e agradável.
Turbine suas taxas de retenção
Uma das maiores vantagens de ter um site é que eles são um ótimo incentivo para manter os clientes dentro dos seus canais. Você pode adicionar várias funcionalidades ao design para ajudar a manter os visitantes interessados.
Por exemplo, você pode permitir que os clientes criem listas de produtos desejados, adicionar um formulário para que os visitantes se inscrevam na sua newsletter e até mesmo conectar um blog ao seu site.
Enquanto você estiver oferecendo serviços fáceis de usar e úteis para o visitante, essas funcionalidades podem ajudar a aumentar o engajamento e a retenção.
Leitura recomendada: Marketing Para e-Commerce: 20 Dicas Para Vender Mais
7. Seu negócio vai estar disponível 24h por dia
Todo mundo precisa tirar um tempo para descansar. Mas a internet não precisa – ela nunca tira um dia de folga sequer. Esse é um dos principais motivos para que todo empreendedor crie um site.
Se, mesmo com nossas dicas práticas, ainda não convencemos você de porque ter um site é tão importante, talvez essa ideia faça você mudar de ideia de vez: com um site, sua empresa estará aberta e pronta para fazer negócios 24h por dia, sem que você precise fazer esforços extras.
Você vai poder dormir 8 horas por noite enquanto seu site faz todo o trabalho. Estes são algumas das vantagens de ter um site próprio e poder vender a qualquer hora do dia ou da noite:
Alcance clientes no mundo inteiro
Você ainda não vende para outros países? Pode estar perdendo muitas oportunidades. Se você puder oferecer seus produtos e serviços em vários fusos horários, vai conseguir vender para clientes de vários países através do seu site.
Imagine que você está trabalhando do interior do Brasil e algum estudante de Angola queira comprar seu curso, ou um usuário da Noruega queira adquirir seu produto. Com um site é fácil vender globalmente.
Tire dúvidas dos clientes a qualquer momento
Se alguém quiser comprar seu produto às 3 horas da manhã, mas tem uma dúvida sobre ele, o que esse cliente pode fazer? Esperar até o horário comercial ou deixar uma mensagem no correio de voz?
Há uma opção mais simples. Ao invés de usar seu telefone de contato ou esperar, o cliente pode visitar seu site e encontrar a resposta para a pergunta, usar o formulário de contato ou enviar uma mensagem para o email da sua empresa.
Tenha tempo para focar em outras tarefas
Como já sabemos, você é muito atarefado. Como empreendedor, você tem que tomar conta de tarefas em várias áreas diferentes – e, às vezes, é difícil cumprir as obrigações burocráticas da empresa e atender os clientes ao mesmo tempo.
Essa é mais uma das vantagens de ter um site: nos dias em que você não conseguir trabalhar na loja atendendo os clientes, seu site pode continuar funcionando perfeitamente, fechando vendas e recebendo pedidos.
8. Afinal, por que não ter um site? Ter um é muito fácil
Ter um site é incrivelmente fácil. E não estamos falando de qualquer tipo de site, mas de um com SEO aprimorado e visual lindo e marcante. Então, se você está pensando em construir um site, mas tinha medo do processo ser muito difícil, vá em frente e tenha um.
Se você sonha alto e tem um orçamento grande para investir, existem muitas opções para você. Se seus planos são mais modestos e seu orçamento for bem pequeno, não desanime, porque também há várias opções nessa faixa de preço.
Preciso mesmo de um site. Como faço para criar um?
Ótima notícia: você já está preparado para criar o seu próprio site. Vamos ajudar você na jornada de construção do seu endereço.
O primeiro passo para ter um site para sua pequena empresa é conseguir o seguinte:
- Um nome de domínio
- Um serviço de hospedagem de sites
- Segurança
- Uma interface – ou seja, o design do seu site
- Funcionalidades de e-commerce, caso você queira ter uma loja virtual
A K1 Digital oferece esses serviços, por um valor bem acessível.
Para conseguir todos os elementos da lista acima, você tem três opções:
- Contratar um designer e/ou um programador
- Usar o WordPress
- Usar um construtor de sites
Desenvolvemos um layout exclusivo em cima das suas ideias, entre em contato conosco.
Contratando a K1 Digital
Você pode contratar um dos nossos especialistas, pessoas talentosas para que nós possamos construir um site do zero para sua empresa. Vamos fazer chamadas de vídeos e mostrar os melhores caminhos a seguir para que chegue ao sucesso rapidamente.
Se você trabalhar com web designers e programadores, eles vão escrever o código, projetar a interface e fornecer manutenção para o seu site.
Eles geralmente vão contratar uma empresa de hospedagem ou recomendar um provedor, se você escolher fazer a contratação sozinho.
Você deve estar preparado para fazer parte de um projeto extenso, porque criar um site sob medida com designers e programadores pode levar semanas.
Fonte: zyro.com – Por: Jeisy Monteiro